Contar histórias emocionantes para promover mudanças positivas na sociedade.
Esse é o propósito do publicitário Marco Iarussi e da jornalista Tatiana Vadiletti, que promovem campanhas digitais com o objetivo de arrecadar fundos para projetos sociais e humanitário. Juntos, eles inspiram uma rede que gera a bondade nas redes sociais.
Após anos de trabalho em televisão, eles criaram a ‘Curta a Ideia’, produtora com linguagem humanizada e ótimos resultados no engajamento com vídeos; em 2013, a produtora se estabeleceu como referência em marketing para causas sociais de todo o Brasil, tais como: Instituto Filantropia, Filantropia Sírio Libanês, AMPARA Animal, Instituto Sorrir Para a Vida, Instituto Nina Rosa e Instituto Verdescola.
A expertise em marketing social resultou no convite do Instituto Filantropia para Marco Iarussi integrar o corpo de conselheiros da instituição, como Conselheiro de Comunicação.
Em Abril de 2016, Tati e Marco conheceram uma menina deficiente visual, que pedia doações para um tratamento no exterior. Cientes de que poderiam viabilizar uma campanha que proporcionasse a oportunidade de alcançar mais pessoas, ofereceram ajuda voluntariamente para a família e iniciaram um grande projeto de comunicação na internet, mobilizando pessoas através das redes sociais. Foi o impulso que deu origem a ao maior engajamento solidário da internet.
Mais do que uma campanha de financiamento coletivo, o vídeo produzido e a abordagem nas redes sociais, despertou atos voluntários de generosidade com a menina. Pessoas de países como Japão, Estados Unidos e Austrália se engajaram para além da ajuda financeira, oferecendo ações espontâneas como organização de eventos, rifas, venda de produtos entre outras. O movimento não despertava apenas a caridade ele gerava bondade!
Assim surgiu o Inspirativos, uma iniciativa que tem o propósito de dar visibilidade a quem precisa de ajuda, inspirando pessoas para ajudar na realização de sonhos, promovendo a bondade e despertando ações espontâneas de solidariedade. Hoje o projeto já conectou milhares de pessoas que acreditam na bondade, sendo destaque em inúmeros veículos de comunicação no Brasil e no exterior
Os vídeos produzidos pelo Inspirativos, já atingiram mais de 3 milhões de visualizações em todas as redes sociais, engajando mais de 50 mil doadores e ultrapassando a marca de 2 milhões de Reais arrecadados.
O projeto foi uma das vinte iniciativas mundiais selecionadas pelo “PROJECT AWARDS” SIGEF2016 – Fórum Global de Ética e Inovação Social, evento que aconteceu em paralelo a COP22 em Marrakesh, Marrocos.
Desafios
Desafios





MARCO A. IARUSSI
Formado em marketing e publicitário com atuação em audiovisual, produziu programas para TV durante 8 anos com atuação no Brasil e Europa.
Criou a Curta a Ideia – Luz, Câmera e Coração, produtora de vídeos que promove empreendedores com causa através de uma linguagem humanizada. Especialista em marketing para causas sociais, criou o Gerando Bondade que se tornou a maior ação solidária da internet no Brasil em 2016, sendo uma das vinte iniciativas mundiais selecionadas para o prêmio de Inovação Social no SIGEF – Social Innovation and Global Ethics Forum, que aconteceu em Marrocos no mesmo ano.
Foi responsável pela produção audiovisual do evento O poder da Colaboração, que acontece no Campus Google, em São Paulo; é também conselheiro de comunicação do Instituto Filantropia e do movimento Medita na Rua.
Palestrante em escolas e empresas, é entusiasta sobre novas mídias como ferramenta de impacto social promovendo a empatia, o marketing pelo bem e boas práticas em rede.

TATI VADILETTI
Jornalista, trabalhou entre 1999 e 2007 em televisão.
Fez parte da direção, administração e voluntariado da organização social ISH – Instituto Ser Humano. Como facilitadora de grupos de desenvolvimento humano, se descobriu apaixonada pelo tema e não parou mais de estudar ferramentas para transformação pessoal.
Em 2010 fundou a produtora Curta a Ideia – Luz, Câmera e Coração, com o propósito de impulsionar pequenos empreendedores nas novas mídias através de uma linguagem mais humanizada e que, um ano depois, daria voz a organizações sociais, mobilizando pessoas e empresas gerando recursos para diferentes causas.
Como empreendedora social, deu origem ao movimento Gerando Bondade, que em 2016, concorreu ao prêmio mundial de inovação social no evento SIGEF – Marrocos. Hoje é coordenadora das causas abraçadas pelo projeto, que visa impacto social através da empatia.
Palestrante em escolas e empresas, acredita que é no debate com os jovens que se promove a atitude consciente e por isso leva a educação humanitária como proposta de mudança.
Idealizadora do projeto Você por Exemplo.
Practitioner de Barras de Access certificada pela Access Consciousness.

